CAPDEVER-MOTUMBAXÉ
SOBRE NÓS

O CAPDEVER surgiu em 2000,(inspirado na morte heróica de Pe. Ezequiel Ramin, assassinado em 1985 em Rondônia, durante uma missão de paz em favor dos sem-terra e índios) e em Zumbi dos Palmares.
Atua na conscientização da população e na emancipação sobretudo dos Afro-descendentes especialmente de:
40 MULHERES que desenvolvem sua apropriação de gênero em 1 Grupo de auto-estima e geração de renda, 1 Cooperativa, Cursos Profissionalizantes.
250 CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS nas escolas de educação infantil, escolas comunitárias e reforço escolar por meio de intervenções nos planos biológico, psicológico, cultural e espiritual, a partir das raízes afro e cristãs, com ações educacionais, artísticas e culturais para melhorar a auto-estima e tornar plena a cidadania e a consciência étnica e assim preparar e segurar elas na escola pública, evitando a marginalização, prostituição e violência e drogas.
Isso se da em Sussuarana na Sede, e no Lixão de Lauro de Freitas chamado também de Caji Quingoma (ex-quilombo). CONQUISTAS OBTIDAS: ter tirado a maioria das crianças da rua e do lixo e recuperada a vontade de estudar
AÇÕES E MOBILIZAÇÕES para reafirmar e reivindicar os direitos sociais, civis e políticos através de:
Dia da mulher com a homenagem de 2 mulheres significativas para a afirmação de gênero;
Mostra Afro Cultural Pedagógica com apresentações culturais dos Grupos de Sussuarana
Grito Mirim que cada ano invade as ruas de Sussuarana para reivindicar os direitos das Crianças e Adolescentes como a segurança no transito “Queremos a vida em primeiro Lugar”. NESTE ANO SERÁ SOBRE O SANEAMENTO BÁSICO.
Beleza Mirim com a homenagem de personalidades Afro-descendentes de destaque no cenário Local e nacional; no passado foram a desembarcadora Negra Luislinda Valois, Yalorixás Mãe Berenice, Mãe Stela, e o Prior do Rosário dos Pretos Julho Cesar entre outros.
Semana da Criança e Adolescentes com atividades recreativas e de conscientização envolvendo todas as crianças e adolescentes mais pobres e excluídos do bairro.
Festival de Capoeira envolvendo centenas crianças e adolescentes e jovens desde 3 anos até 29.
CONQUISTAS OBTIDAS:Muitas mulheres levantaram a cabeça e foram a luta.
Crianças tiveram seus direitos do ECA restabelecidos.
Organização de SEMINÁRIOS E CONFERÊNCIAS LOCAIS para Incentivar e capacitar a Comunidade para sua organização civil em associações de bairro, das minorias (mulheres, deficientes, étnicos, idosos), de classe e gênero. Promovendo a defesa de direitos e interesses difusos das Comunidades Afro-descendentes. AS PRINCIPAIS DIFICULDADES são a articulação com a organização política local muitas vezes dependente do poder tradicionalmente com práticas de compra de votos.
4. Entidades de Referência
OS PRINCIPAIS GRUPOS E ENTIDADES COM OS QUAIS NOS RELACIONAMOS SÃO:
Pastoral Afro, CENPAH- Centro de Pastoral Afro Heitor Frisotti, CEDHU- Centro Direitos Humanos Franco Pellegrini, Paróquia São Daniel Comboni, ASA, Pastoral Menor,
Pastoral Sobriedade, Pastoral Criança, Pastoral da pessoa Idosa
ONGs: Projeto Conexão Vida, CESE,
Terreiro de Mãe Stela,
Centro Mata Escura ACOPAMEC,
Centro Social Dom Lucas,
CEBs,